Em artigo publicado nesta quinta-feira (23), a Billboard do Brasil apontou o retorno do forró e seus subgêneros, especialmente os que possuem destaque da sanfona, nas plataformas de música no país. Em texto do jornalista Mateus Campos, o veículo reafirma 2025 como o <b>‘ano do forró’</b>, caracterizado pelo destaque de novos artistas do gênero e o retorno de grandes nomes, como <b>Xand Avião e Wesley Safadão</b>.O forró deu indícios de retorno ao ‘mainstream’ ainda em 2024, após Xand Avião ganhar atenção do público jovem com o projeto <b>“Forró é POP”</b>, cuja intenção foi mesclar elementos tradicionais do movimento cultural com as trends características da cultura pop. O sucesso foi tanto que o cantor retornou com a segunda edição em 2025, tornando-se uma das atrações mais bem-avaliadas pelo público no São João de Campina.Nesse período, Wesley Safadão preparou um projeto de homenagem a outro subgênero do forró tradicional: <b>a vaquejada</b>. O cantor cearense investiu em regravações de clássicos como “Seis Cordas”, e num show que resgatou elementos visuais da cultura do vaqueiro, sendo também um dos destaques do São João.(image)A projeção nacional aconteceu, principalmente, após o lançamento do disco <b>“Dominguinho”</b>, parceria entre <b>João Gomes, Mestrinho e Jota.pê</b>, em maio deste ano. De acordo com Mateus Campos, Mestrinho e João Gomes têm chamado atenção nas plataformas pela sonoridade que referência diretamente as raízes, dando destaque a um instrumento essencial no forró: a sanfona.“Para um sanfoneiro, a sanfona é a extensão do corpo. É um instrumento de muito sentimento. Você toca ela colada no coração”, declara o cearense Waldonys, um dos sanfoneiros veteranos, à Billboard. O artigo do veículo também aponta <b>Tarcísio do Acordeon</b> como um dos artistas que levou a sanfona de volta às plataformas de música.<b>“Precisamos de alguém para lutar essa batalha”, diz Flávio José sobre continuidade do forró</b>Enquanto o gênero se consolida como um dos mais ouvidos no país, artistas veteranos como os sanfoneiros <b>Dorgival Dantas e Flávio José</b>, declaram felicidade pela “renovação” do gênero, com a chegada de <b>novos artistas que abraçam as raízes da cultura nordestina</b>.(image)“Eu vibro quando vejo a garotada tocando acordeon e cantando. É muito importante que venham pessoas nos seguindo, dando continuidade à obra de Luiz Gonzaga. Até porque a gente não vai ficar aqui para sempre. No dia que a gente se for, precisamos de alguém para lutar essa batalha”, comemora Flávio José à Billboard.Dorgival Dantas, um dos ‘aprendizes’ de Flávio José, assume também o lugar de veterano para os sanfoneiros emergentes, apoiando diversos artistas em início de carreira: “Minha relação com Dorgival é muito boa. A gente que é fã a vida toda, tem aquela ansiedade na hora de conhecer um ídolo. E ele sempre me recebeu muito bem, me aconselhou. É um cara que tem a cabeça muito aberta a novos artistas”, elogiou Tarcísio do Acordeon sobre o potiguar.