A influência das igrejas evangélicas na música da periferia

Entenda como as igrejas se misturam com funk e outros gêneros musicais das favelas brasileiras

Embrazado

Quarta, 13/05/20 às 09:51
Atualizado em Quarta, 13/05/20 às 10:05

COMPARTILHE:

Desde o início dos anos 2000 os evangélicos vêm crescendo muito no Brasil, especialmente na periferia. Uma pesquisa publicada pelo Datafolha em janeiro mostrou que 31% dos brasileiros são evangélicos e a maior parte destes fiéis é negra e está entre as classes mais pobres. Mas o que acontece quando as condutas morais rígidas e a vida disciplinada dos evangélicos ocupa o mesmo espaço que as festas, bailes, fluxos e paredões das favelas?

O episódio #009 do podcast Embrazado discute as questões culturais e sociais que envolvem essa expansão da religião evangélica nas favelas brasileiras, mostrando como as igrejas e os paredões acabam se cruzando na vida do jovem da periferia.

https://www.suamusica.com.br/embrazado009

Doutoranda pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Reia Silvia Gonçalves estudou a vida de jovens que se dividem entre o passinho e os cultos pentecostais. Ela fala que, apesar das duas diferenças, as vivenciam as duas manifestações ao mesmo tempo. "O funk é o prazer, é a exaltação à sexualidade. O pentecostalismo, ao contrário, prega um corpo casto, um prazer que deve ser contido. Essas duas manifestações, embora opostas, fazem parte da vida cotidiana da periferia e as pessoas fazem as suas negociações, dão seus jeitinhos", ela explica na conversa.

Muitos dos artistas queridos pelas classes populares são evangélicos, como Wesley Safadão e Solange Almeida. Músicas como "Rajadão", de Pabllo Vittar, e "Girassol", de Priscilla Alcantra com Whindersson Nunes, mostraram como as ideias da religião pode se misturar com o bregafunk ou a música eletrônica. O podcast é uma grande conversa sobre todos esses temas.

Além de Reia Silvia Gonçalves, há depoimentos do pesquisador Marcelo Natividade (estudioso da relação entre cristianismo e LGBTs) e de Negona Dance, dançarino, intérprete e coreógrafo da favela Aglomerado da Serra. Negona conta a emocionante história de como assumiu sua homossexualidade, deixou a igreja para tornar-se um dançarino de funk profissional.

Ouça o podcast:

BAIXAR CD COMPLETO

O Podcast Embrazado fala das cenas musicais e culturais das periferias do Brasil e está disponível gratuitamente para escuta e download aqui no Sua Música!

Aproveite essa viagem pelas quebradas do país com a gente!

suamusica.com.br/embrazado
instagram.com/baileembrazado
twitter.com/baileembrazado

Tags: Gospel