Conheça um pouco sobre a história do Arrocha!

Você sabia que o cantor Pablo foi um dos responsáveis?

Sua Música

Terça, 17/11/20 às 11:17
Atualizado em Terça, 17/11/20 às 11:22

COMPARTILHE:

O Arrocha é um dos ritmos mais procurados aqui no Sua Música e também um dos mais escutados pelo Nordeste. Artistas como Pablo, Unha Pintada, Tayrone e muitos outros são um grande sucesso com várias músicas estouradas em muitas cidades, mas você sabe qual a origem do Arrocha? A gente resolveu contar um pouco dessa história.

- Mais notícias

O Arrocha não é um ritmo tão antigo como alguns outros que temos no país. Foi mais ou menos nos anos 2000 que o ritmo começou a se popularizar, mas assim como no Brega Funk e no Piseiro, muito disso também foi graças a forma mais lenta e mais "sensual" de duas pessoas dançarem as músicas. Na época, isso chegou a ser pauta de programas em rede nacional, um novo ritmo que começava a tomar canta do Nordeste e tinha uma dança característica.

Clique no botão abaixo e escute nossa playlist No Swing do Arrocha

       ouvir playlist

Unha Pintada é um dos grandes nomes do Arrocha atualmente (Reprodução/Instagram @UnhaPintadaOficial)

O Arrocha teve origem na Bahia, então com certeza não é à toa que é de lá que saem os principais nomes do gênero. O Arrocha surgiu como uma derivação da música romântica escutada nas serestas e uma mistura como outros ritmos como a Bachata, um tipo de música latina e o próprio Brega.

Um dos principais percursores do ritmo em seu início é hoje considerado um dos maiores nomes dele, o cantor Pablo. Quando ainda fazia parte do grupo Asas Livres, ele frequentemente falava "Arrocha, Arrocha" em seus shows, se referindo aos pares que dançavam no público, falando para dançarem mais colados. Em certo momento, de acordo com o próprio Pablo, o público começou a mudar a forma de falar, no lugar de dizer que iria para a Seresta, muitos já falavam que estavam indo para o Arrocha. Ou que iam ouvir um Arrocha. E assim, popularmente, o termo pegou na região.

Clique no botão abaixo e confira a nossa playlist som do Arrocha

        ouvir playlist

Com o tempo, assim como vários outros ritmos, o Arrocha também teve suas variações, como o movimento do Arrocha universitário, que não tem lá grandes mudanças em relação ao original, mas é possível ver uma pegada um pouco mais ligada ao Sertanejo. Algumas pessoas costumam chamar de Arrochanejo.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre o Arrocha? Qual o seu artista preferido?

Tags: Arrocha