
Cantora conversou com fãs sobre dificuldades de lidar com o transtorno
Claudia Leitte usou seu Instagram Stories nesta semana para conversar com seus mais de 25 milhões de seguidores sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Em uma sequência de vídeos, a cantora explicou o que é o transtorno e fez um desabafo sobre os desafios enfrentados por quem convive com a condição.
No vídeo, a cantora desabafou. “Transtorno é uma palavra horrorosa. Déficit de atenção é tipo assim, a pessoa não liga para o que de fato é importante. Facilmente podem confundir com alguém egocêntrico, egoísta ou um vagabundo que não quer fazer as coisas que precisam ser feitas”, afirmou.
A artista também destacou que o TDAH não é algo que se desenvolve ao longo da vida, mas sim uma condição com a qual a pessoa já nasce. "Apesar de as pessoas falarem do TDAH como se fosse algo banal, ou até mesmo como se fosse algo que alguém adquiriu pelo uso excessivo de telas, isso não é verdade. A pessoa não adquire TDAH, ela tem TDAH, ela nasce TDAH", explicou.
Claudia ainda ressaltou a importância do tratamento adequado e do autoconhecimento para lidar com o transtorno: “Quando um TDAH descobre quem ele é, e ele tem consciência de que o propósito está conectado com o outro, ele transforma essa neurodivergência, essa maneira de ver o mundo com mais profundidade. Ele consegue mudar o mundo ao seu redor.”
A cantora já havia revelado sua condição em abril do ano passado, durante um podcast. Na ocasião, ela contou que descobriu o transtorno durante a pandemia da Covid-19, após uma crise emocional intensa. “Eu sou muito criativa, muito espontânea, muito impulsiva e isso não cabe em uma pandemia. Eu surtei, fiquei o avesso do que sou, tinha vontade de chorar o tempo inteiro. Eu ia gravar e não conseguia conter a emoção”, relembrou.