O cantor sertanejo <b>Gusttavo Lima</b> conquistou o Brasil e mira a América Latina com o lançamento da música “Vagabundo”, uma parceria com o artista porto-riquenho Luis Fonsi (dono do hit global “Despacito”). Em entrevista à Billboard Brasil, Lima contou a história da música e falou sobre o sucesso da música latina.(image)<b>Foto: Reprodução/ Divulgação</b>“Essa parceria nasceu de uma admiração mútua. Eu sempre respeitei muito o trabalho do Fonsi, ele é um dos grandes nomes da música latina e um cara que sabe contar histórias através das canções. Quando surgiu a ideia de unir o Brasil e Porto Rico numa faixa, eu vi uma oportunidade linda de mostrar o quanto a música é universal e o quanto o ritmo atravessa fronteira, pelas suas histórias e vivências. “Vagabundo” é isso: duas culturas, dois estilos, um mesmo sentimento que fala de relações apaixonadas”, começou o sertanejo.(iframe)Por conta de alguns impedimentos, como o idioma, choques culturais e a tendência dos ouvintes nacionais a valorizar o que é de casa, a música brasileira é geralmente separada da latina, cujos ritmos de destaque são cumbia, reggaeton, trap latino, bachata e, claro, o pop latino. Quando ambas as potências musicais se juntam, no entanto, os artistas percebem que têm mais em comum do que pensavam.“A gente é latino em tudo: no ritmo, na energia, no jeito de viver e de cantar. O Brasil tem uma força musical gigantesca e tá mais do que na hora da gente ocupar esse espaço com orgulho. Essa troca com artistas latinos mostra que nossa música conversa com o mundo todo, e sempre está falando de sentimentos e relações que vão além das fronteiras”, conta Gusttavo Lima à Billboard.A colaboração entre artistas brasileiros com músicos de países de língua espanhola tem se tornado uma <b>tendência</b>. Desde 2024, parcerias que mesclam gêneros latinos não se resumem apenas à carioca Anitta: Nathy Peluso e Pabllo Vittar, Pedro Sampaio e J Balvin, e agora Gusttavo Lima se junta a Luis Fonsi.A parceria não poderia vir em melhor momento: de acordo com levantamento da Luminate, gêneros latinos respondem a cerca de 8% do consumo musical nos Estados Unidos, uma das potências fonográficas do globo. Artistas como Peso Pluma e Bad Bunny dominam as paradas globais e mostram que o novo pop pode ser latino. Segundo Gusttavo Lima, não há motivo para que o Brasil também não entre para suprir esta demanda:“O mundo tá prestando atenção na música latina. E o Brasil tem tudo pra surfar nessa onda. Assim como o Brasil está em total foco em todo o mundo. A gente tem artistas gigantes, ritmos únicos e uma paixão pela música que é contagiante. É o momento de mostrar pro mundo que o português também é uma língua linda pra se cantar e emocionar”, declara o cantor à Billboard.